quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mulher dá à luz sem saber que estava grávida em SP
21 de junho de 2007 14h16 atualizado em 22 de junho de 2007 às 19h46

comentários
0
A desempregada Cláudia Fernanda Maranhão Silva, 27 anos, que não imaginava que estava grávida, segura sua filha na cama da Maternidade do Complexo .... Foto: Marcio Adalto/Especial para Terra

Cláudia Fernanda Maranhão Silva, 27 anos, teria feito exames. O resultado teria sido negativo
Foto: Marcio Adalto/Especial para Terra

A desempregada Cláudia Fernanda Maranhão Silva, 27 anos, que não imaginava que estava grávida, deu à luz uma menina no banheiro de casa na manhã de ontem em Ribeirão Preto, a 314 km de São Paulo. Há uma semana, ela teria ido a um posto de saúde próximo de sua casa para fazer exames. Segundo a mulher, o teste de gravidez teria dado resultado negativo.

» Veja fotos
» Bebê é confundido com ''vesícula''
» Secretário admite falha em atendimento
» vc repórter: Mande fotos e notícias

Assim que a menina de 3,255 kg e 48 cm nasceu, o marido de Cláudia, Moisés Isaias Venâncio, 24 anos, ligou para o hospital. "Eu estava deitado e de repente a Cláudia chegou e me disse que o bebê havia nascido. Levei um susto quando olhei para trás e a vi com a menina no colo. Eu não sabia que minha mulher estava grávida", disse com surpresa.

As duas ainda estão internadas na Maternidade do Complexo Aeroporto (Mater) em estado de observação. De acordo com o hospital, o recém-nascido deu entrada ainda com o cordão umbilical preso à mãe. Cláudia disse que o parto ocorreu sem dor e ambas passam bem. Mãe e filha devem ter alta médica ainda nesta quinta-feira.

O pai, surpreso, quer dar um nome famoso para a menininha: Carolina Ferraz. "É um nome bonito. Ela se parece com a atriz de novela. Vai pegar bem", disse Moisés. Cláudia tem outros três filhos: um menino de 8 anos e duas meninas - de 6 e 4 anos de idade.

O serviço de assistência social da Mater, uma entidade filantrópica mantida pela Fundação Maternidade Sinhá Junqueira e com atendimento de pacientes 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), doou o enxoval à mãe e ao bebê. O marido de Cláudia é pedreiro. Por cada um dos três filhos, Cláudia recebe R$ 95 mensais do Programa Bolsa Família.

O secretário de Saúde de Ribeirão Preto, Osvaldo Cruz Franco, confirma que Cláudia passou sete vezes pelo posto de saúde durante a gestação, porém só foi avaliada duas vezes pelo clínico geral. Todas as vezes, a mãe não teria mencionado a suspeita de gravidez, só queixava-se de inchaço e do problema de pressão. O marido

NÃO SABIA QUE ESTAVA GRÁVIDA

NÃO SABIA QUE ESTAVA GRÁVIDA

Não sabia que estava grávida (DCL)

Todas as segundas, às 23:30, e domingos, às 22:00 horas.

É possível uma mulher descobrir que está grávida apenas no momento do trabalho de parto? O especialNÃO SABIA QUE ESTAVA GRÁVIDA mostra casos impressionantes provando que isso pode ser factível.

NÃO SABIA QUE ESTAVA GRÁVIDA conta, por meio de depoimentos de médicos e das próprias mulheres que ficaram alheias à gravidez por nove meses, como os sintomas da gestação podem passar despercebidos. O especial traz perfis destas mulheres e mostra as suas histórias de vida.

Médicos especialistas também contribuem ponderando sintomas e circunstâncias das gestações relatadas e, desta forma, revelam algumas explicações para o mistério. Saiba como uma gravidez sem acompanhamento algum e cuidados especiais pode terminar no nascimento de crianças totalmente inesperadas, entretanto, completamente sadias. Exemplos destes fenômenos são os casos de Jennifer West e Jessica Kosiuszko, relatados em NÃO SABIA QUE ESTAVA GRÁVIDA:

Jennifer West teve uma infecção na garganta diagnosticada em setembro de 2004 e começou a tomar antibióticos. Ninguém a informou que o efeito dos anticoncepcionais poderia ser prejudicado com o uso concomitante dos medicamentos - Jennifer engravidou após três semanas do início do tratamento. Em 4 de julho do ano seguinte, Jennifer começou a sentir dores nas costas e fortes espasmos no ventre que iam ficando cada vez piores. Pensando tratar-se de uma seqüela repentina de um fibroma que havia tido há anos, foi levada por seu marido ao pronto socorro onde foi revelado o inesperado diagnóstico – Jennifer estava prestes a dar à luz uma criança.

Acumulando funções em dois diferentes trabalhos, o planejamento de seu casamento, o luto após a morte de sua avó, anos de pílulas anticoncepcionais, Jessica Kosciuszko ficou aliviada quando fez um teste de gravidez com resultado negativo. Por precaução suspendeu o uso da pílula. Não sentiu náuseas nem aumentou de peso embora estivesse se sentindo um tanto mais tensa do que “o normal”, o que ela mesma justificava pelo período agitado que estava vivendo. Oito meses depois, foi à igreja com seu noivo e, ao voltar para casa, foi surpreendida por uma intensa dor abdominal. Ao chegar ao pronto socorro o casal recebe a notícia – seriam pais