quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

alimentando seu bebe


Amamentando1Como você determina a quantidade de comida que seu bebê está recebendo?
No caso, de estar dando mamadeira, você tem leituras na escala de dez mililitros. Mas, se estiver amamentando, como saber quanto de leite sai de seu peito a cada mamada? A taxa de crescimento de seu filho é o melhor parâmetro para determinar quanto alimento ele está recebendo. Neste caso o pediatra pode ajudar muito. Se seu bebê estiver crescendo numa taxa razoável, é seguro presumir que está recebendo leite suficiente. Mas não se guie por aquelas tabelas de peso e altura do consultório do pediatra te confundirem. Lembre-se de que elas são exatamente isso – tabelas que representam a média dos bebês. Cada bebê é diferente. Se o peso, a altura e a circunferência da cabeça de seu filho estiverem se desenvolvendo normalmente e seguindo uma curva tradicional, ainda que ele seja menor ou maior que os bebês médios da tabela, você não tem que se afligir. Toda e qualquer preocupação , converse imediatamente com o pediatra, que, então, poderá abordar seu caso de maneira específica.
Um recém-nascido deve se alimentar em média, de seis a dez vezes por dia, o que significa intervalos de duas a quatro horas. Menos de seis vezes por dia e seu filho corre o risco de ficar desidratado. Acima de dez vezes por dia, seus mamilos podem começar a se parecer com chupetas mastigadas! Existem opiniões diferentes quanto à criança mamar pelo tempo que quiser. Fique de olho na necessidade de seu pequenino. Seu corpo só pode produzir determinada quantidade. Depois das duas primeiras semanas, um bebê consegue obter 90% do leite nos primeiros cinco minutos de amamentação (por peito). Se você se sentir dolorida, pode usar um dedo ou uma chupeta para satisfazer a necessidade que seu filho tem de mamicar (sugar).
Uma maneira ligeiramente prática de certificar-se de que seu bebê está recebendo comida suficiente, é ficar de olho nas fraldas. Deve haver de quatro a seis fraldas molhadas por dia e, depois de cerca de duas semanas de idade, três sujas por dia. Tudo isso se baseia em médias, é claro. Se você estiver realmente preocupada, ou se o seu bebê não parece estar nem perto desses números, converse com o pediatra.
Sobre alimentação, a pergunta que provavelmente escutamos com mais frequência nos primeiros dias é se acredito que os bebê deva ser alimentados quando requerido. Acreditamos que você deve alimentá-lo quando ele tiver fome. Você ouvirá muitos conselhos de outros sobre a “maneira correta” de fazer isso, mas tenha em mente o seguinte: cada um difere do outro. Somos todos diferentes, não é? É claro que sim! Portanto, por que esperar que todos os bebês sejam iguais? Ainda que você tenha três bebês, provavelmente terá três diferentes preferências alimentares. Seu filho é uma criação singular; não há ninguém como ele em toda a terra!
A melhor maneira de estabelecer uma “agenda” é começar a alimentá-lo sempre que ele tiver fome. Você logo vai perceber que a natureza dele determina a que horas do dia ele quer comer.
Para algumas mães, pode ser bem difícil aceitar essa agenda livre. Mas, os bebês têm uma maneira própria de anunciar seus desejos! Assim que você entender o ritmo natural dele, você e seu filho podem se acostumar a determinada rotina.
Se tiver dúvidas, consulte o pediatra. Desconfie de qualquer sistema rígido que diga “É assim que deve ser feito”. Como e quando você o alimenta não vai determinar se ele será uma criança mimada, uma criança mal-humorada ou teimosa. Todas essas preocupações são válidas, mas não têm nada a ver com alimentação infantil.
Até o próximo post.
Bjos!!!
Assinatura monica

Quais são os perigos de uma gravidez na adolescência? Elas têm mais chance de ter um parto prematuro?

A seguir, explicações para entender o que acontece quando o corpo de uma garota de 10 a 19 anos, que ainda está em desenvolvimento, recebe a tarefa de gerar uma criança.
“A gravidez na adolescência gera impacto físico, emocional, familiar e social. Do ponto de vista médico, existe maior chance de parto prematuro, além de baixo peso ao nascer. Comparada a uma adulta, a adolescente tem maior incidência de anemia e infecção urinária ao longo da gestação”, alerta o obstetra. Além desses, essas meninas podem ter problemas relacionados à pressão arterial, complicações no parto, como lesões no canal do parto e hemorragias, o bebê pode ter sofrimento fetal e elas costumam ter ainda dificuldade para amamentar e maior incidência de infecções, especialmente no endométrio.
A dificuldade está em conseguir o comprometimento das pacientes: “São mulheres ainda meninas. É difícil que assumam o compromisso de fazer o pré-natal direitinho. A maioria não tem responsabilidade. Pedimos exames e elas não fazem, tentamos controlar a alimentação e elas engordam muito além do planejado, faltam às consultas. Além disso, outro problema grave é quanto à imaturidade do corpo, que ainda não está pronto – o fato de a menina menstruar não significa que o corpo esteja preparado para uma gravidez. Existem órgãos que ainda estão em desenvolvimento, como o útero. Uma das consequências dessa imaturidade é que o parto normalmente precisa ser cesariano porque os ossos são muito estreitos”.
“A gravidez na adolescência deve ser considerada uma gravidez de risco. Deve ser atendida por uma equipe multidisciplinar, composta de obstetra, psicóloga, assistente social e outras especialidades quando se faz necessário”, indica a ginecologista.
Se você é adolescente e não engravidou, espero que essa matéria te ajude a tomar a decisão certa, na hora certa!
Mas para vocês meninas que se encaixaram nesta matéria e estão passando por essa situação, sejam bem vindas ao Projeto t-Amar, onde receberão orientações para cuidar de sua saúde e de seu bebê!

ritmo do sono do bebe

BebêCada criança é de um jeito em seu sono diário. Desenvolva uma rotina baseada na necessidade de seu bebê e, tente mantê-la. Você deve adaptar sua agenda à de seu filho se quiser regularidade. Em outras palavras, se ele costuma dormir às 18:00h, não o leve para um curso que começa às 17:30 h, nem saia para ir ao shopping depois das 17:00h. Planeje seu dia em função da agenda de sono do bebê e vocês dois serão muito mais felizes, porque logo se encaixarão num ritmo desejado.
Muitas mães se estressam  por seus filhos se mostrarem muito agitados em determinadas horas do dia. Acostume-se a isso e aprenda a lidar com a situação!
A frustração acontece, quando a mamãe não dedicou tempo suficiente para conhecer o ritmo natural de seu filho e tentou fazer o bebê se adaptar à agenda dela. Não é porque você consegue acordar às 6 horas para se arrumar e sair para o trabalho que seu filho vai conseguir se adaptar ao seu horário.
Quando passa do horário de sono dele e, não está em seu lugar de costume para dormir,  você poderá se frustrar por seu bebê ficar tão agitado e chorão. É claro que ele está irrequieto: está cansado e já passou sua hora de dormir!
A boa notícia é que a rotina do sono muda rapidamente. Os primeiros dez dias serão muito diferentes dos primeiros dez meses, e, na verdade, as rotinas não vão parar de mudar até que seu filho abandone as sonecas.
Normalmente aos 2 meses, seu filho será fisicamente incapaz de dormir a noite inteira sem precisar ser alimentado. Aos 3 ou 4 meses, a maioria dos bebês (mas certamente não todos) se alimenta apenas uma vez durante a noite ou chega a dormir a noite inteira. Nesse período, você pode ser um pouco mais ousada em relação a deixa-lo chorar. É sua função ajuda-lo a distinguir uma soneca diurna do sono normal, de modo que ele possa começar a ter uma ideia do que está acontecendo. Pra isso, crie um ritual para a hora de dormir – dê um banho, cante uma música especial, escureça o quarto, dê ao bebê um cobertor ou um brinquedo especial. Faça algo que possa indicar que esse sono é diferente de uma soneca comum – e mantenha essa rotina, mas não se esqueça de mantê-la viável com relação aos horários.
Lembre-se: você é a mãe. É você quem está no controle. Se o bebê começar a dormir mais durante o dia do que à noite, é sua função fazê-lo inverter isso. Acorde-o de sua soneca após o almoço, brinque com ele antes de colocá-lo na cama, de modo que esteja mais cansado e pronto para dormir a noite toda, e dê um pouco mais de alimento.
Pode ser que você tenha de ajudar seu bebê a encontrar um ritmo de sono, que seja bom para ambos. Não esqueça que o bom sono para seu filho irá contribuir para a saúde dele!
Estaremos falando mais no próximo artigo!
Bjos!!!
Assinatura monica

Você não prejudica a psique de seu filho ao deixá-lo chorar


ChoroVocê não prejudica a psique de seu filho ao deixá-lo chorar. O fato é que os bebês precisam chorar. É fisicamente saudável para eles.
Quando se trata de uma criança bem nova,  o melhor é  reagir imediatamente ao choro. Quando o bebê chegar aos 3 meses, porém, será preciso se conter um pouco.
Ao lidar com choro de seu filho, você precisa encontrar o equilíbrio. Por um lado, ele ainda não tem limites, podendo assim, amarrá-la em volta de seu dedinho se você deixar. Mas, por outro lado, ele depende completamente de você e tem dificuldades para fazer que você saiba do que ele precisa.
Se toda vez que ele chora, você corre para confortá-lo, pode ser que esteja exagerando. Se você estiver sempre pairando sobre seu filho, reagindo a tudo o que ele fizer, estará ensinando a ele que a melhor maneira de obter atenção é ficando agitado.
Às vezes, quando o bebê é colocado para dormir, ele chora, e isso é bom. Deixe-o chorar. Bebês saudáveis, na maioria, param de chorar logo nos primeiros dias, se você não o mimar.
Se o bebê for um pouco maior – digamos de 5 ou 6 meses – e estiver chorando, verifique a fralda, considere quando ele fez a última refeição, pense se ele pode estar cansado, sinta a temperatura e certifique-se de que a roupa dele não esteja machucando. Existem roupas muito incomodas. Se tudo parecer bem, presuma que seu bebê simplesmente precisa chorar – e deixe que ele o faça. Alguns bebês têm necessidade de chorar antes de pegar no sono.
Você não é um fracasso como mãe só porque seu bebê chora muito. Não leve isso para o lado pessoal. Todo bebê chora pelo menos uma hora por dia, e alguns podem chorar até quatro horas por dia. Acima de qualquer coisa, não chacoalhe seu bebê para que ele pare de chorar e, nunca mas nunca mesmo, bata numa criança pequena. Isso não vai mostrar ao bebê que você está “falando sério”; vai apenas agitá-lo ainda mais – além de haver um sério risco de dano cerebral. Se você perceber que está perdendo o controle por causa de um choro constante que a deixa louca, chame imediatamente alguém da família, uma amiga ou uma vizinha e seja honesta: “Preciso muito de ajuda, pois tenho medo de machucar meu filho”.  Não há nem sequer uma mãe no mundo que não fique frustrada de vez em quando; ou seja, você não é uma mãe ruim. Mas, já que você é adulta, é importante ser proativa, buscando alívio da exaustão causada pelos ataques de choro, em vez de ser reativa, descontando sua frustração no bebê, que está simplesmente fazendo “o que é natural”.
TÉCNICAS PARA LIDAR COM O CHORO
Lembre-se de que cada criança reage de maneira diferente, mas aqui estão algumas técnicas comprovadas para lidar com o choro. Se uma não funcionar, tente a próxima!
• Segure o bebê e balance-o gentilmente de um lado para o outro.
• Cante ou toque uma música suave.
• Dê um banho morno.
• Leve o bebê para passear de carrinho.
• Coloque o bebê deitado junto de uma bolsa de água  numa temperatura agradável ao toque.
• Faça uma massagem relaxante usando óleo para bebês.
• Ofereça uma chupeta. Os modelos de hoje não causam problemas aos dentes.
• Tente um balanço para bebês, particularmente um que tenha som de tique-taque.
Se você começar a ficar muito exausta, faça um exercício, respire lenta e profundamente 10 vezes. Isso irá te acalmar. E lembre-se, tudo vai passar, é só uma fase difícil.
Depois de mais ou menos 8 semanas, ele finalmente começará a dormir a noite inteira. Desde que seja alimentado e que tenha arrotado antes de ir para a cama, ele conseguirá ir até a manhã seguinte, dando a você a primeira noite de descanso depois de muito tempo. A noite do bebê pode durar apenas seis ou sete horas, mas serão mais do que as duas ou três de um recém-nascido. Desde que seja alimentado e que tenha arrotado antes de ir para a cama, ele conseguirá ir até a manhã seguinte, dando a você a primeira noite de descanso depois de muito tempo.
Aprenda a curtir seu bebê em todas as situações, porque ele vai crescer rapidinho!
Até a próxima…
Bjos!!!
Assinatura monica