quarta-feira, 11 de novembro de 2009

chá de bebês,certo ou errado?


Que o chá-de-bebê é uma festinha que tem como objetivo ajudar a futura mamãe a montar o enxoval, todo mundo sabe. O que muita gente não percebe é que essa reunião de amigas pode render uma ótima diversão e boas recordações, não só para a estrela da festa, mas para todas as convidadas.

Com criatividade e paciência para organizar brincadeiras é possível fazer com que o ambiente fique descontraído e todos se animem e dêem boas risadas junto com a grávida.

A brincadeira mais tradicional dos chás-de-bebê é aquela em que antes de abrir os presentes ela tenta adivinhar o que é. Sacode, aperta, vira, desvira e arrisca um palpite. Para incrementar um pouquinho esse jogo as convidadas podem escrever um bilhetinho no presente sem assinar. Através das mensagens a gestante tem que descobrir quem deu cada presente. Se errar, a amiga que presenteou pode dar um "castigo" pra ela.

Não vale judiar muito nem deixar a futura mamãe constrangida. É bom lembrar que a mulher grávida fica mais sensível, além de seu estado não permitir que ela se movimente muito.

Cantar uma música ou contar uma piada pode ser divertido, mas a brincadeira fica mais interessante se os "castigos" forem relacionados a coisas de bebê como, por exemplo, fazer testes para ver se ela vai ser uma boa mãe. As amigas podem pedir para ela trocar a fralda de uma boneca, cantar uma canção de ninar ou imitar personagens de desenhos e filmes infantis. Dançar e cantar como a Noviça Rebelde é uma boa prova.

Algumas pessoas também costumam desenhar um bebê com batom na barriga da grávida. A cada erro nos chutes dos presentes mais uma parte do corpinho é desenhada.

Outra brincadeira bem envolvente é montar um painel e pedir para todas as convidadas trazerem fotos de quando eram pequenininhas. Todas vão se divertir tentando descobrir quem é quem.

Para ter uma linda recordação do chá, uma idéia legal é espalhar pela festa cartolinas, lápis e canetas coloridas para que todos possam deixar recados e desenhos para o bebê que está chegando.