domingo, 18 de abril de 2010

como escolher uma babá ?


1- Comece a busca o quanto antes. Deve dedicar tempo. Entreviste pessoalmente todas as candidatas a babás antes de tomar uma decisão.

2- Não é conveniente que a babá tenha uma idade inferior aos 18 anos. Seria muito jovem para tal compromisso. Se seu bebê tem menos de dois anos, é aconselhável que sua babá haja estudado puericultura, o que é realmente muito difícil.

3- Pontualidade e responsabilidade devem ser condições básicas.

4- Que tenha iniciativa quanto a possíveis problemas: febres, engasgos, quedas, etc. Apresente uma situação imaginária de emergência para ver como reagiria.

5- É imprescindível que tenha experiências anteriores e referências. Convém que quem cuide do seu filho tenha conhecimentos comprovados em puericultura ou educação infantil. Não confie nas aparências.

6- Durante a entrevista, valorize a iniciativa, a paciência, a vocação, maturidade e atitudes. Uma boa babá sempre priorizará os interesses e as necessidades da criança.

7- Tanto os bebês como as crianças devem tomar parte da entrevista para que os pais possam observar se existe cumplicidade afetiva no contato da babá com elas.

8- Converse sobre seus princípios de educação. As babás que são todas sorrisos e bajuladoras, devem ser capazes também de impor autoridade através dos limites.

9- A relação entre a mãe e a babá deve ser de cooperação e cumplicidade.

10- Confie no seu bom senso e tente transmitir segurança à criança na hora de deixá-la ao cuidado de outra pessoa.

11- Estabeleça um período de adaptação ou de prova, pelo menos por 15 dias. Se for possível, passem juntas algumas horas no início.