terça-feira, 1 de junho de 2010

Como saber data de possibilidade do parto...

Provável do parto

Uma das coisas que mais confunde uma gestante, é a maneira de fazer o cálculo do tempo de gestação. Sua duração é de aproximadamente 40 semanas, ou seja, 280 dias contados a partir do 1º dia da última menstruação. O cálculo da data provável do parto é feito, na prática, adicionando-se nove meses e sete dias, ao dia em que começou a última menstruação.

É muito difícil para o leigo entender porque a contagem é feita a partir do 1º dia da menstruação, já que neste período a futura mamãe nem sabia se iria ficar grávida. A grande maioria das mulheres sabe, inclusive, o dia exato em que engravidou. Como então justificar a contagem do tempo de gestação antes desta data? A resposta é simples: padronização. Todo tempo de gravidez dado pelos exames de ultra-sonografia, e as referências durante o pré-natal são calculados desta forma, pouco importando o dia exato da concepção.

Para aquela que conta em meses, o tempo de gestação é contado a cada 30 dias, iniciando-se a contagem 37 dias (se o ciclo for de 30 dias) após o 1º dia da última menstruação. Exemplo: se a última menstruação foi no dia 1º de janeiro, em todo dia 8 de cada mês será completado mais 1 mês de gestação, e no dia 8 de outubro completará 9 meses de gravidez. OS CREDITOS DESTA POSTAGEM PERTECEM A WWW.GRAVIDA FELIZ .COM.BR