domingo, 5 de agosto de 2012

o primeiro caso de quintuplos do mundo:Yvonne, Annette, Cecile, Emilie e Marie Dionne

as quintuplas de 1934

credito hospital Albert Eistein

Seu bebê

Filho. Nada mais emocionante do que o nascimento do primeiro, do segundo... São meses de pura ansiedade até o grande momento chegar. Na Maternidade do Hospital Israelita Albert Einstein, observamos todos os dias essa alegria estampada no rosto de pais, mães, avós, irmãos, amigos. Acompanhamos de perto a primeira mamada, o primeiro banho.
BebêAcompanhamos também as aflições dos pais que desejam fazer tudo perfeito no que se refere aos cuidados com seus filhos. E dúvidas não faltam: “Qual a temperatura da água do banho?”, “O que eu faço na hora da cólica?”, “Como posso estimular o meu bebê?“.
Mais do que oferecer o melhor lugar para o seu filho vir ao mundo, decidimos responder, às principais dúvidas dos pais de primeira, segunda e até de terceira viagem.
Afinal, cada filho é único. Para nossa equipe foi um enorme prazer fazer esta edição especial e demonstrar passo a passo o desenvolvimento da criança no primeiro ano de vida. Esperamos que esta revista sirva de guia e de inspiração para os próximos 365 dias de seu filho.

Compartilhe

as quintuplas de 1934

A PRIMEIRA CESÁREA FEITO NO MUNDO

Na Antiguidade, a cesariana era praticada somente após a morte da mãe

Cesariana na História

A primeira cesariana que se tem notícia aconteceu no ano de 1500, e foi realizado por um homem simples em sua própria esposa.

Na Antiguidade, a cesariana era praticada somente após a morte da mãe
Antes de inventarem o parto cesariano, todas as mulheres tinham seus bebês através do parto normal. Por vezes ocorriam complicações durante o parto, e como não haviam técnicas para a retirada do bebê, podia-se esperar a morte da mãe, do filho ou de ambos.
Muitos dizem ser mito o fato de o nome “cesariana” ter se originado na forma como o imperador Júlio Cesar teria vindo ao mundo, pois seguindo uma lei que existia na Roma Antiga, esse tipo de operação só era feito após a morte da mãe, visando salvar o feto ainda com vida, o que não aconteceu com Júlio Cesar, pois sua mãe, Aurélia, sobreviveu após o parto, tendo ainda mais cinco filhos depois dele.
Todos os bebês que sobreviviam após serem retirados do útero da mãe que havia falecido eram chamados de cesões ou césares, vindo daí o nome desse tipo de parto.
O primeiro parto cesáreo que se tem notícia ocorreu em 1500, em uma pequena cidade suíça chamada Sigershaufen, e foi realizada por um homem chamado Jacob Nufer, em sua própria esposa. Jacob era um homem simples, habituado a castrar porcas, e vendo o sofrimento de sua esposa no momento do parto resolveu, auxiliado por mais duas parteiras, fazer ele mesmo o parto a partir de uma incisão no abdome da parturiente. Após a retirada do bebê, Jacob fechou o corte, assim como ele fazia com as porcas que castrava. A mãe se recuperou bem e o parto não causou nenhum problema ao bebê que teve desenvolvimento normal. Após esse fato, a esposa de Jacob deu à luz mais cinco bebês, todos eles de parto normal.
Somente no século XVIII é que esse tipo de parto tornou-se uma prática obstétrica, mas era feito somente em casos muito especiais, pois a incidência de morte materna era muito alta. Atualmente o parto cesáreo foi aprimorado, tornando-se mais seguro tanto para a mãe quanto para o bebê, sendo feito pelos médicos quando há algum risco de vida para mãe ou para a criança.

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia