domingo, 21 de agosto de 2011

cuide se durante a gestação

Comprar o enxoval, fazer os exames do pré-natal, organizar o quarto, comprar as fraldas. Mesmo com todos os preparativos e preocupações para a chegada do bebê, na gravidez é necessário também cuidar da saúde e da beleza da futura mamãe. A pele é um dos pontos principais, manchas, estrias e acne, o que fazer?

A dermatologista Annia Cordeiro Lourenço explica que durante a gestação, a organismo da mulher passa por muitas mudanças decorrentes de alterações hormonais. E a falta de cuidado nesse período pode deixar sinais permanentes. Pensando na autoestima das mamães, dá dicas de como amenizar esses sintomas:

Acne

Nas primeiras semanas há aumento de progesterona no corpo, o que estimula a pele a produzir mais óleo. A consequência é a incidência da acne, principalmente no rosto. “Quem já tem histórico de acne deve prevenir, usando produtos adequados de limpeza da pele. Com exceção do ácido retinóico que não pode ser usado nesse período. Por isso, sugiro a substituição pelo ácido azelaico, salicílico ou glicólico”, explica a especialista.

Manchas

Segundo a dermatologista, quase 90% das gestantes apresentam manchas na pele e isso é resultado da ação dos hormônios somada à exposição ao sol. “Evite a exposição ao sol e use, sempre, protetor solar para prevenir em 85% o aparecimento das manchas. É importante salientar que muitas delas aparecem durante a gravidez e não saem após o parto, mesmo com os melhores tratamentos de peelings e lasers.”

* Não se esqueça: O filtro solar deve ser aplicado com abundância e reaplicado a cada duas horas.

Estrias

A principal orientação para a prevenção de estrias é: controle o seu peso. “A pele tem certa elasticidade, mas não consegue manter-se saudável com o aumento excessivo de peso, portanto cuide-se”, orienta Dra. Annia. A especialista afirma que mesmo o crescimento natural da barriga durante a gestação pode causar estrias. Por isso, aconselha a hidratação. “É importante usar um bom hidratante. E lembrar: óleo não hidrata, apenas impede a perda de água, ou seja, muitas vezes utiliza-se o óleo, mas a pele continua seca e as estrias aparecem”.
Ainda quanto ao aparecimento das temidas estrias, desmistifica: “Coceira na barriga não é necessariamente sinal de estria. Algumas gestantes desenvolvem um prurido na pele, que é decorrente da própria gravidez e até mesmo a hidratação ajuda a diminuir o desconforto”, afirma.

Fonte: Sempre Materna

GRAVIDEZ GEMELAR




Visitas ao médico, alimentação, e possíveis problemas durante a gravidez de gêmeos. Existem uma série de cuidados e precauções que uma mulher grávida, junto ao seu médico, pode tomar para melhorar sua saúde e a dos seus bebês. Está claro que uma mulher grávida de dois ou mais bebês tem uma margem de risco maior de sofrer complicações durante a gravidez. O parto prematuro é uma das preocupações que passam pela cabeça dos pais, assim como a possibilidade de que os bebês nasçam com alguma deficiência ou outro problema.

Visitas ao médico da grávida de gêmeos
A mulher que espera mais de um bebê, deverá visitar ao seu médico obstetra com mais regularidade. Pelo menos duas vezes ao mês nos primeiros 3 meses, e uma vez por semana durante o terceiro trimestre. E à medida em que se aproxima do momento do parto, os exames e as análises serão mais intensos, principalmente para determinar se existe algum risco de parto prematuro. Em caso de que isso se confirme, é possível que o médico recomende repouso absoluto em casa ou no hospital, e em último caso, pode recomendar tratamento com medicamentos que ajudam a atrasar o trabalho de parto. E ainda que não apresente nenhum sintoma de parto prematuro, normalmente o médico recomenda uma redução das atividades diárias entre a 20ª e a 30ª semana da gravidez da mulher.

O especialista também controlará a pressão arterial da mulher grávida para determinar a presença de pré-eclampsia, o ritmo de crescimento dos bebês através de exames de ultrassom, assim como o ritmo cardíaco do feto quando está em movimento.

O peso e a alimentação da grávida de gêmeos
Outra preocupação em questão, reside no peso que terão os bebês quando nascerem. Alguns estudos consideram que um aumento de peso adequado da mamãe na primeira etapa de sua gravidez, ajudará no desenvolvimento da placenta, aumentando sua capacidade para enviar os nutrientes aos bebês. Para reduzir o risco de dar a luz a bebês com baixo peso, depende muito de como a mamãe come e aumenta de peso, durante a gravidez. O comer bem significa alimentar-se de proteínas, cálcio e carbohidratos. Um bom aumento de peso a princípio é positivo no caso de gestações múltiplas, porque essas gravidezes podem ser mais curtas do que um bebê somente.

A quantidade de quilos que normalmente devem ganhar uma mulher grávida que vai ter dois ou mais bebês, não tem nada a ver. Enquanto a que espera somente um bebê, ganha de 11 a 13 quilos, durante toda a gravidez, a que espera gêmeos é aconselhável que ganhe de 15 a 20 quilos, e a que espera trigêmeos, de 22 a 27 quilos. Tudo dependerá, claro, do peso normal de cada mulher. Além disso, o ingerir líquido, principalmente água, quando se está grávida é crucial, especialmente quando a gravidez é múltipla; o risco de contrações prematuras, e de nascimento prematuro, aumentam quando a mulher está desidratada.

Alguns médicos recomendam que as mulheres com gravidez múltipla consumam por volta de 300 calorias a mais por dia, do que uma mulher que espera somente um bebê. Isso equivale a aproximadamente a 2700 a 2800 calorias/dia. Além de ingerir vitaminas (sempre recomendadas pelo médico), ferro, ácido fólico, muito aconselháveis nesse tipo de gravidez.

Possíveis complicações da gravidez de gêmeos
Quanto mais bebês, mais possibilidades terá a gravidez de ter complicações. Alguns estudos concluem que 60% dos gêmeos, mais de 90% dos trigêmeos, praticamente todos os quadrigêmeos nascem prematuros. E afirmam que, em média, a maioria das gravidezes de um só bebê duram 39 semanas; os de gêmeos, 36 semanas; os de trigêmeos, 32 semanas; os quadrigêmeos, 30 semanas; e na ocorrência de 5 bebês, 29 semanas. Os bebês com baixo peso, são mais propensos a apresentar transtornos de saúde depois do seu nascimento, como perda da visão e de audição, deficiências, atraso mental, etc. Os avanços no cuidado desses pequeninos cresceram bastante.

As mulheres com gravidezes múltiplas também podem apresentar problemas de pressão arterial alta, relacionada com a gravidez (pré-eclampsia) e de diabetes. Mas, em geral, são problemas que não representam riscos que não representam riscos para a saúde da mãe nem na dos bebês. Isso se houver tratamento adequado em seu devido tempo