sexta-feira, 2 de abril de 2010

meu bebê é alérgico a lactose o que fazer?


A alergia alimentar é uma reação hipersensível a uma substância geralmente inofensiva.

Existe uma grande variedade de agentes alérgenos que podem incomodar seu filho. Dentre eles a intolerância a lactose é o mais comum.

Ela é causada pela falta da enzima "lactase", responsável pela "digestão" do açúcar do leite
(lactose) e de seus derivados. Este problema quase sempre é hereditário.

As reações alérgicas podem ocorrer imediatamente após a ingestão do agente alérgeno, ou podem ser retardadas e levar dias para aparecerem (o que em geral dificulta a identificação do agente agressor). Os sintomas mais comuns de uma reação alérgica a lactose são: dores abdominais, gases (flatulência), sensação de inchaço, cólicas e diarréia.

Quando a lactose não é digerida, ele passa pelos intestinos e pode causar edemas e irritações que dificultam a absorção de vitaminas e minerais. Quanto mais lactose é consumida, piores são os sintomas.

A deficiência primária em lactase é um problema que dura a vida inteira, sendo necessário substituir o leite e seus derivados continuamente da dieta. Mas também existe, outro tipo de intolerância a lactose chamada vulgarmente de "temporária", que se manifesta quando o organismo do bebê ainda não está "maduro" o suficiente, para assimilar grandes doses de lactose. Este tipo de deficiência tende a desaparecer com a idade.

Para identificar e tratar de uma criança com intolerância a lactose é FUNDAMENTAL a avaliação MÉDICA. O tratamento de intolerância a lactose baseia-se na fixação de um nível de tolerância. É importante que se destaque que "Intolerância a Lactose" NÃO é o mesmo que "Alergia ao Leite".

A Alergia ao leite é uma reação com sintomas muito mais severos (congestão respiratória, edema, coceira, vômitos, etc.) e que ocorre quando a PROTEÍNA do leite é ingerida. Já a intolerância a lactose surge devido ao AÇÚCAR do leite.

Ao ser diagnosticada a intolerância a lactose, o primeiro passo é seguir rigorosamente a dieta prescrita pelo médico. Como uma dieta isenta de lactose elimina grande parte do leite e dos lacticínios, o risco de baixa ingestão de cálcio é grande, e isto deve ser controlado pelo pediatra.

Como a intolerância a lactose NÃO é uma doença e sim uma deficiência do organismo, ela pode ser facilmente controlada, permitido que a criança tenha uma vida saudável e tranqüila.

Alimentos permitidos:

* Carnes, vegetais, frutas; gorduras, óleos, acúcares

* Grupo dos pães, massas e cereais: Observar se na composição dos pães e massas não incluam leite e seus derivados.

* Grupo do leite, iogurte e queijos: EVITAR todos os produtos que contenham lactose. Alguns leites já são produzidos sem lactose. No caso dos queijos, pode-se optar pelos a base de soja (como o tofu), e nos iogurtes deve-se seguir a orientação MÉDICA (algumas crianças reagem bem a lactose fermentada destes produtos, outras não).

* Habitue-se a ler as embalagens de TODOS os produtos que adquirir para o seu filho (sopas, pães, biscoitos, "papinhas", etc.)

* Em caso de fezes muito ácidas (que causem assaduras) dê vários banhos mornos no bebê para aliviar o desconforto e troque as fraldas freqüentemente. (Nos casos mais graves é indicado deixar a criança sem fraldas o maior tempo possível). Aplique o creme anti-assaduras sempre.

* Avise a todos que convivem com a criança (mesmo que esporadicamente) sobre a necessidade de seu filho evitar lactose faça um comentario sua opnião é muito importante pra mim!!!

estou grávida posso comer chocolate ou faz mal?


Comer chocolate durante a gestação provoca cólicas no bebê?
Dr. Alberto: Chocolate realmente provoca cólicas. Porém, isso ocorre no recém-nascido, e não no feto. Portanto, durante a gestação é liberado. Quem amamenta é que não deve ingerir chocolate, coca-cola e café, alimentos nocivos ao aparelho digestivo dos bebês.o que diz as pesquisas oa notícia: pode! Os especialistas dizem que a quantidade de cafeína presente no chocolate é pequena e, mesmo assim, não há nada que comprove que o consumo moderado de alimentos que contenham cafeína possa ser prejudicial às gestantes ou aos bebês.

Na verdade, há até um estudo finlandês mostrando que mulheres que comeram chocolate durante a gravidez acabaram tendo bebês mais tranquilos.

Outra pesquisa indica ainda que o chocolate, especialmente o tipo meio-amargo, pode ajudar a prevenir complicações da gravidez como a pré-eclâmpsia (caracterizada pelo aumento excessivo da pressão e a presença de proteína na urina).

Claro que a moderação deve ser sempre a norma, já que chocolate demais pode dar enjoo e, ainda por cima, fazer você engordar além da conta, por ser um alimento calórico.agora segundo a medicina não é recomendável pra quem esta amamentando se não é o teu caso aproveite bjus!!!!faça um comentario sua opnião é muito importante pra mim!!!