terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

PARTO SEM DOR, EXISTE




começa com as contrações compaçadas de 10 em 10 minutos e vai diminuindo os entervalos e a concetração das dores.as contrações podem ser com dores ou até sem quase dor quando a mulher tem contração 
a barriga endureçe e a criança força pra baixo.tive um parto que até 8 centimentros não senti nenhuma dor só a barriga endurecia eo bebe força pra baixo  foi o melhor parto só senti dor quando ela estava já coroando,exitem parto sem dor é raro mais exite.

amamentação noturna do recen nascido


O ideal é esperar que a criança acorde sozinha, o que acontece de três em três horas nos primeiros meses de vida
Toda mãe de primeira viagem já se perguntou: “Será que devo acordar meu bebê durante a noite para amamentá-lo?”. Trata-se de uma insegurança muito comum entre pais e mães de primeira viagem, já que os recém-nascidos dormem bastante, entre 17 e 22 horas por dia.

“No primeiro mês de vida, o bebê dorme muito, mas não durante horas seguidas. Normalmente, ele acorda de três em três horas e, caso isso não ocorra, a mãe deve acordá-lo para amamentar”, explica Luciano Borges Santiago, pediatra e presidente do departamento científico de aleitamento materno da Sociedade Brasileira de Pediatria.

No entanto, a partir do segundo mês, quando a mãe está em um bom ritmo de amamentação, já não é mais necessário acordar a criança para isso, segundo o especialista. Caso o pediatra identifique alguma irregularidade no peso do bebê durante as consultas de rotina, certamente ele recomendará a interferência no sono e no ritmo da mamada noturna. “Dois fatores devem ser avaliados: a produção adequada do leite e o ganho de peso da criança. Caso contrário, só o médico poderá dizer o procedimento adequado”, ressalta o pediatra.

Até os três meses de idade, é recomendável que o bebê não fique muito tempo em jejum. Ele mesmo sinalizará o momento que sentir necessidade fisiológica de se alimentar. “O ideal é que, até os seis meses, a amamentação seja feita exclusivamente de leite materno, para garantir o fortalecimento do sistema imunológico da criança. O leite da mãe tem todos os nutrientes necessários para a prevenção de doenças e alergias e o próprio bebê estabelecerá o horário da mamada”, explica Fabiana Prata Carneiro, nutricionista de São Paulo, formada pelo Centro Universitário São Camilo e especializada em nutrição-clínica infantil. A Organização Mundial da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam a amamentação exclusiva até os seis meses de idade, podendo se estender até os dois anos ou mais, com complemento de uma alimentação saudável.

Há inúmeros casos de babás que acordam os bebês durante a noite para dar o leite materno na mamadeira. Para especislistas, isso é um problema: “Se a mãe pode amamentar, ela não deve tirar o leite para oferecê-lo na mamadeira. O vínculo emocional entre a mãe e o filho no momento da amamentação é muito forte e deve ser mantido”, comenta Fabiana. Quem não tem leite ou não pode amamentar deve procurar um pediatra que indicará o tipo de leite adequado para a criança.

Sono deve ser respeitado
Maria Clara Souza, mãe de Maria Júlia, de 11 meses, tinha dúvidas sobre amamentar a filha na madrugada e procurou o pediatra antes de tomar a decisão. “Fiquei bastante preocupada nessa época, porque a Maria Júlia dormia bastante e eu não queria deixá-la muito tempo sem mamar. Conversei com o médico, que me aconselhou a amamentá-la antes de eu dormir, entre 22h e 23h. Em algumas noites, ela chorava, mas eu não interrompia seu sono. A adaptação foi rápida e, com pouco mais de dois meses, ela acordava só às 5h”, lembra.

Embora alguns bebês consigam dormir a noite inteira já aos dois meses de idade, muitos só conseguem chegar a esse marco bem mais tarde. Até os quatro ou cinco meses, é aceitável que o bebê acorde durante a noite. A partir do sexto mês, ele deve começar a ter uma rotina de oito horas seguidas de sono.

Izabella Gonçalves, mãe de Luíza, de três anos, não demorou para ajustar os horários da filha aos seus. “Fui orientada pelo pediatra desde o começo a não acordá-la, por isso sempre esperei ela pedir o peito. Tinha dó de interromper seu sono quando era tão pequena. Aos poucos, ela foi parando de chorar até que dormia oito horas seguidas. Foi muito tranquilo”, diz.

Higiene bucal na madrugada
A maioria das mães faz a higiene bucal do bebê depois das refeições durante o dia e deixam de fazer no período noturno. Esse costume favorece o aparecimento da cárie, conhecida por cárie de mamadeira, comum até os dois anos de idade.

Esse tipo de problema está diretamente ligado ao fato de a criança adormecer tomando líquidos açucarados. “A higienização da boca da criança é importante para evitar cárie e outras contaminações de bactérias. Para isso, use aquela fraldinha básica umedecida e passe na gengiva e na língua do bebê”, recomenda a nutricionista.