quarta-feira, 27 de junho de 2012

gemeos identicos

Curiosamente não. E isso deixa a gente com a pulga atrás da orelha, já que os gêmeos idênticos (ou univitelinos) são clones perfeitos, eles têm o mesmo DNA. Afinal, são formados quando um único óvulo, fecundado por um espermatozóide, se divide em dois embriões. A princípio, esses irmãos deveriam ser idênticos de cabo a rabo. Mesmo assim, a papiloscopia - ciência que estuda as linhas das mãos e dos pés - diz que as impressões digitais dos univitelinos podem até seguir a mesma fórmula, mas nunca serão iguais. "A digital muda de dedo para dedo, de mão para mão. Assim como não existem duas zebras com o mesmo desenho, não existem duas pessoas com a mesma impressão digital", afirma José Luiz Lopes, papiloscopista e presidente da Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopistas (Asbrapp).



Como explicar o mistério então? A chave está no contato dos dedos dos fetos com o ambiente intra-uterino. Como estão em posições ligeiramente diferentes na barriga da mãe, eles travam contato com ambientes distintos. É por isso também que, na hipótese da existência de clones no futuro, estes também teriam impressões digitais diferentes das da pessoa clonada. A diversidade das digitais está nas papilas, aqueles minúsculos sulcos e relevos que formam desenhinhos na camada mais externa da pele, a epiderme. São, em média, 36 papilas por milímetro quadrado. Elas se dividem em inúmeras ramificações, bifurcações, desvios, interrupções e orifícios. Tal complexidade faz com que muitos peritos considerem o método de identificação pelas digitais até mais preciso do que o exame de DNA. Esse teste, afinal, não funcionaria para separar um gêmeo idêntico do outro.

gemeos fraternos

gemeos fraternos


Gêmeos fraternos podem ser muito diferentes entre si.
Gêmeos fraternos, também chamados de dizigóticos ou bivitelinos; são aqueles formados a partir de óvulos e espermatozoides diferentes, mas que se desenvolveram no mesmo período. Estes não compartilham o mesmo córion, e podem ser tão distintos quanto irmãos não gêmeos, apresentando sexos, ou mesmo grupos sanguíneos diferentes.

O cordão umbilical e âmnio de cada um são desenvolvidos independentemente; mas estes podem possuir a mesma placenta, quando a implantação no útero se dá em regiões próximas.

Aproximadamente 70% dos gêmeos, em todo o mundo, são bivitelinos.


Curiosidades:

Como estes são o resultado da liberação de mais de um óvulo em um mesmo período menstrual, acredita-se que tal característica seja hereditária.

Uma vez que existe a possibilidade da mulher ovular, num mesmo ciclo menstrual, em momentos diferentes, não é nula a existência de gêmeos fraternos de pais diferentes. Tal caso é denominado superfecundação heteroparental e os frutos desta, gêmeos heteroparentais.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola