sexta-feira, 2 de setembro de 2011

palestra sobre aleitamento materno

UBS Santo Onofre promove palestra sobre aleitamento materno

Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | Atualizado em: 1/09/2011 00:00:00
ubs1

Vera SampaioPalestra esclareceu que para aumentar a produção de leite materno é necessário diminuir o intervalo entre as mamadas

Agosto é o mês do leite materno. Em comemoração, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Onofre promoveu na sexta-feira (26) uma palestra para orientar as mães sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento das crianças.

Cerca de 20 mães acompanharam atentas as orientações passadas pelas enfermeiras da UBS. Além de fazer perguntas, as participantes receberam brindes do programa HCG (que recolhe urina de gestantes, retiram o hormônio HCG e produzem medicamentos para mulheres que desejam engravidas) como roupas para bebês. O convite foi feito através de cartazes distribuídos pela unidade e também pessoalmente.

O leite materno possui vitaminas e proteínas que nenhum leite industrializado tem, por isso deve ser o único alimento para bebês até os seis meses de idade e pode ser oferecido até os dois anos. Juliana Alcântara, 25 anos, mãe de Gabriel, 11 anos, e Rafaela, um ano e oito meses, aprendeu a importância de amamentar na segunda gestação. “O Gabriel só mamou dois meses. Eu tive que voltar a estudar e meu leite acabou secando. Hoje sei que o leite materno melhora a resistência e previne algumas alergias” – afirma a mãe.

Além de aumentar a imunidade dos pequerruchos, amamentar aumenta o vínculo entre mãe e filho. “Meu amor aumentou, pois sempre que amamento faço carinho nela (Rafaela). A sensação de amamentar é indescritível” – salienta Juliana. No final da palestra as mães, crianças e enfermeiras fizeram uma pequena festa, com direito a bolo e refrigerantes.

Na ultima sexta-feira de cada mês, às 15h, a UBS Santo Onofre oferece grupo de apoio para as gestantes, onde elas podem partilhar os anseios em relação à gestação, parto e vida dos bebês. A UBS também oferece grupos para diabéticos e para hipertensos, além da equipe de caminhada e do grupo de artesanato.

Serviço:
UBS Santo Onofre
Rua Marechal Arthur da Costa e Silva, 85 – Jardim Santo Onofre
Telefone: (11) 4138-4747

Vera Sampaio