terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pré-natal acompanhamento medico


Pré Natal
Pré Natal é um conjunto de orientações médicos, nutricionais, psicológicos, e sociais, com o objetivo de proteger a mãe e o bebê durante a gravidez e o parto, tendo como principal finalidade reduzir a taxa de mortalidade de recém-nascidos.

Recomenda-se o Pré Natal tão logo o casal tome a decisão de ter um filho, quando isto não é possível o pré-natal deve se iniciar logo que a gravidez é confirmada.

Até o 7° mês as consultas são feitas mês a mês, à partir daí devem ser feitas a cada 2 semanas, à partir do 8° mês, aumentar para 1 consulta por semana.

É muito importante que seu obstetra, seja uma pessoa na qual você tenha muita confiança, e na presença da qual você se sinta muito, muito à vontade. Seu médico deve lhe dar tempo e espaço para você se abrir com ele, colocando todas as suas dúvidas, questões, medos e inseguranças.

Na primeira consulta com o obstetra, o exame é completo, inclusive com avaliação ginecológica. Todas as informações sobre o histórico de doenças da família deve ser fornecido, e a mulher pode aproveitar o momento para expor todas as suas dúvidas sobre as futuras transformações do seu corpo. Serão pedidos exames laboratoriais, com o objetivo de se detectar algum problema materno que possa afetar a saúde do bebê e o bom andamento da gestação: Hemograma, Sorologia para sífilis rubéola, toxoplasmose e HIV, Glicemia, Grupo sanguíneo e Rh, Urina, Fezes, Papanicolau, e outros que o obstetra julgar necessário. Esses exames serão repetidos durante o decorrer da gestação para a confirmação do estado de saúde da gestante e do bebê, ou quando o obstetra julgar necessário.

A Ultra-sonografia é importante para se avaliar a idade gestacional, e alguns problemas com o bebê ou com a mãe, tais como má-formações, descolamento placentário, gravidez nas trompas, entre outros. Modernamente, há exames de líquido amniótico que podem ser feitos entre a 14ª e 18ª semanas de gestação para verificar riscos de anomalias do bebê como Síndrome de Down e más formações do tubo neural.


Nas consultas, o obstetra avalia o estado geral da gestante, pressão arterial, crescimento uterino, batimentos cardíacos e movimentos fetais, etc.

Algumas dicas para o Pré Natal:

•Mantenha uma pasta com todos os exames realizados em ordem cronológica, com referências de laboratórios e datas.

•Tenha sempre à mão o seu cartão de acompanhamento pré-natal preenchido com todos os dados importantes.

•Siga rigorosamente os conselhos médicos, quanto à alimentação, medicação e exercícios.

•Não falte às consultas e exames marcados.
Mesmo com o acompanhamento Pré-natal adequado, algumas alterações podem surgir inter-consultas, e devem ser comunicadas ao obstetra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz comente--->