quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

mulher não sabia que estava gravida e dá a luz no vaso sanitário!!!!

PARTO
A surpresa da maternidade
Especialistas dizem que casos como o de Glaci são raros

BLUMENAU - Entre um exame pós-parto e outro, ontem à tarde, na maternidade do Hospital Santo Antônio, Glaci Aparecida dos Reis Santos parou no berçário para amamentar e dar um cheiro na pequena Thais, de um dia. Não teve tempo para dar entrevista ao Santa, mas aceitou ser fotografada. A expressão de alegria deixa para trás o susto do dia anterior, quando, sem saber que estava grávida, chegou à unidade hospitalar reclamando de dores abdominais e, ao ir ao banheiro urinar, deu à luz. O bebê nasceu prematuro e saudável, ao oitavo mês de gestação. A auxiliar de serviços gerais, de 45 anos e mãe de outros três filhos, garante que não imaginou estar grávida. O caso surpreendeu a classe médica. Para especialistas em Ginecologia e Obstetrícia, é praticamente impossível uma mulher chegar ao final da gestação sem tomar conhecimento da gravidez.

O delegado em Blumenau do Conselho Regional de Medicina, ginecologista e obstetra Jacy Bruns, explica que as chances disto ocorrer são maiores entre mulheres muito acima do peso, o que as impediria de perceber mudanças no corpo, e a partir dos 45 anos, quando entram no período da menopausa e param de menstruar. Não é o caso de Glaci, que está dentro do peso e contou aos médicos do hospital ter menstruado nos últimos meses. Para a obstetra e ginecologista Muriel Salete Giongo, histórias como a de Glaci podem se tratar de negação de ordem psicológica:

– Uma mulher neste estágio da gravidez não sabe se não quiser. Tem pessoas que preferem fazer de conta que não está acontecendo nada. É mais uma questão psicológica, porque o bebê interage com a mãe. Não tem como dizer que não sentiu nada. Além do corpo mudar, o bebê se movimenta.

O obstetra, ginecologista e gerente-técnico do Hospital Santo Antônio, Osionides Conte Martinez, é enfático. Para ele, é impossível uma mulher desconhecer a própria gravidez “vendo a barriga crescer mensalmente”.

– O peso de uma gestante aumenta de 10 a 15 quilos, o bebê se movimenta dentro dela, os seios crescem – lista Martinez.

Marido ainda não conseguiu visitar mulher e bebê

Uma grávida corre o risco de não sentir os chutes do bebê somente quando tem obesidade mórbida, o que dificultaria o movimento do bebê se sobrepor à gordura acumulada na mãe, pondera Muriel.

A enfermeira que atendeu ao pedido de socorro de Glaci no banheiro conta que encontrou a mulher agachada ao lado do vaso sanitário, muito emocionada, com o bebê quietinho caído ao chão.

– Ela chorava muito. Um choro não de dor, mas de alegria – contou a enfermeira, que em três anos de profissão nunca havia presenciado caso semelhante.

Ainda ligadas pelo cordão umbilical, mãe e filha foram imediatamente levadas para o Centro Obstétrico, onde os procedimentos do parto foram finalizados.

As duas permanecem internadas no hospital e passam bem. Thais, que nasceu com 1,885 quilo, só vai ganhar alta quando atingir os dois quilos, o que deve levar mais cinco dias. O marido de Glaci, que trabalha fora de Blumenau, ainda não havia conseguido visitar a esposa e o bebê no hospital. Os dois moram com os filhos no Bairro Glória.

Serviço
Doações - A assessoria de imprensa do Santo Antônio arrecada doações para o bebê, pois, segundo o hospital, a família é de baixa renda. Elas podem ser encaminhadas diretamente ao hospital. Informações: 3231-4001

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz comente--->