domingo, 17 de março de 2013

mais sobre bebes



Alguns bebês podem sentir-se mais imcomodados do que outros quando do nascimento dos primeiros dentes, com alterações do humor, apetite e/ou do sono.
Para aliviar o desconforto do bebê dê algo para ele morder e coçar a gengiva. Entregar-lhe algum alimento duro como maçã ou cenoura ou mesmo a casca do pão são algumas dicas simples que se podem recorrer, mas para este fim existem à venda uns anéis de dentição que são muito úteis, podem ser colocados na geladeira pra que fiquem frios, mas nunca no freezer prar não machucar a gengiva.
Neta fase é normal que o bebê babe mais , por isso seque com frequência o rostinho dele para que a pele não fique irritada. Aplicar um creme protetor pode ser uma boa alternativa.
A utilização do paracetamol ou de algum gel anestésico apropriado para as gengivas pode ser uma solução nos casos mais agúdos, mas sempre após e quando da indicação do médico.    


sinais de dentinhos chegando


Os sintomas relacionados ao nascimento dos primeiros dentes no bebê podem ser:
  • agitação e irritabilidade
  • salivação abundante
  • gengivas inchadas e doloridas
  • dificuldade em comer
  • febre
  • diarréia
Além de tudo isso é possível que o bebê fique mais chorão e durma mal nesta fase que pode durar alguns meses, embora muitos bebés não tenham qualquer problema com o nascimento dos dentes.
Mais sobre

como aliviar as dores em recem nascidos


Passo 1

Pressione levemente com o polegar de forma circular a parte de traz do 4 dedinhos do pé direito, um a um deslizando até a base do dedo. Não fazer no dedão.
Repita o mesmo no passo no pé esquerdo, sempre com o bebê deitado.

Passo 2

Pressione com o polegar, dobrando e empurrando o dedo desde a unha até a articulação do dedo, como se fosse uma minhoca deslizando. Repita  3 vezes em cada um dos pés.

Passo 3

Pressione suavemente entre cada dedo do pé para estimular a região linfática da cabeça e do peito. Esta última parte da massagem vai ajudar a fortalecer o sistema imunitário e libertar toxinas ajudando e prevenir as febres e infecções oportunistas.
O romper dos dentes afeta tanto o sono como o humor do bebê pois o bebê sente dor. Esta massagem de reflexologia  serve para aliviar os sintomas de desconforto e tranquilizar o bebê.


Ajudar o bebê a engatinhar

Compartilhar no Facebook
publicidade
O desenvolvimento da força e do equilíbrio estabelece as bases para o gatinhar. Por isso é importante fortalecer os músculos das costas e do pescoço do bebê.
O pai ou a mãe deve deitar-se de costas e colocar o bebê sobre a barriga. A seguir, deve levantá-lo no ar, segurando pelo tronco e aproximando do rosto, ao mesmo tempo em que fala ou canta para ele.
Levantar e abaixar o bebê nesta posição fará com que ele contraia os músculos que o ajudarão a aprender a engantinhar.

Esteja sempre atento se o bebê já está cansado e tenha cuidado para não o estimular demais. A atividade que é sugerida a seguir é divertida e pode ser feita com bebês a partir dos 3 meses de idade.

A dentição do bebê


dentição do bebê começa por volta dos 6 a 8 meses de idade, dentes estes que chamamos de dente de leite, nesta época o bebê sente muita dor e coceira nas gengivas, por isso tudo que pega leva a boca. A gengiva do bebê fica inchada, vermelha e o bebê baba muito quando está nascendo a sua dentição. O bebê chora, fica dengoso e muita dàs vezes com diarréia.
dentição do bebê
Bebê com a mão na boca, já com sintomas da primeira dentição.
Geralmente na primeira dentição do bebê ele fica irritado, devido às dores que sente, fica com as gengivas inflamadas, grossas e sensíveis, com muita saliva, o rosto avermelhado, tem febre, fica assado e tem alterações no apetite e no sono. Existem casos que nasce a dentição em bebê com menos de 6 meses de idade, para este caso é chamado de (dente natal), ou podem nascer entre os 2 primeiros meses do bebê, que se chama dente (neonatal), neste caso é bom levar o bebê ao odontopediatra e fazer uma avaliação.
bebê com 4 dentes
Bebê já com quatro dentinhos, dois em cima e dois em baixo.
Para o alivio da dor no bebê:
É bom dar para o bebê alimentos mais duros e mordedores de borracha para fazer massagem na sua gengiva. Geralmente o odonpediatra receita anestésicos como, chilocaína e camomilina C para aliviar a dor do bebê. Muitas pessoas acham que não é necessário cuidar da dentição do bebê, por ele ser muito pequeno, mas elas estão enganadas, pois os primeiros dentes (dentes de leite) abrem o caminho para os dentes permanentes. Se a primeira dentição não for bem cuidada pode comprometer todos os dentes permanentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz comente--->